Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Notícias

Entrada » Notícias » Sessão pública de apresentação do projecto

Sessão pública de apresentação do projecto

19 de Setembro de 2012 - Casa da Música - Porto

A cerimónia oficial do lançamento do Do IT teve lugar a 19 de Setembro de 2012, na Casa da Música, no Porto e destinou-se a marcar o arranque oficial do projeto de 3 anos, perante uma audiência composta por entidades governamentais, institutos públicos, empresas ligadas ao sector da saúde, entidades constituintes do consórcio e imprensa.

Foi apresentado o objectivo primordial do projeto que é o Desenvolvimento e Operacionalização da Investigação de Translação, como meio por excelência para converter o conhecimento científico em novos e inovadores produtos, processos, metodologias ou serviços passíveis de contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar humanos, possibilitando, concomitantemente, a criação de valor acrescentado para a economia, quer pela diminuição de custos de “não-saúde”, quer pela criação de oportunidades de negócio.

 

Organizada com a colaboração da Embaixada da Holanda em Portugal, a sessão serviu também para a partilha de experiências e de boas práticas com players de referência do setor holandês das ciências da vida e da saúde, assim como para abordar o tema das oportunidades do 7.º Programa-Quadro e do Horizonte 2020 para o setor da Saúde.

 

A abertura da sessão esteve a cargo de Manuel Sobrinho Simões, Vice-Presidente do HCP, e de Isabel Furtado, administradora da TMG, em representação do consórcio promotor do Do IT.

 

foto1

 

foto2

 

Seguiu-se a intervenção de Annemiek Verkamman, Diretora da BioFarmind (associação que representa o setor holandês da biotecnologia médica) e ex-Diretora do Programa Life Sciences Health (cluster holandês das áreas das ciências da vida e saúde), que incidiu sobre boas práticas nas parcerias Academia-Indústria-Estado, com exemplos do setor das ciências da vida e saúde na Holanda, e de que forma estas parcerias são importantes para a competitividade da cadeia de valor da Saúde.

 

 foto3

 

 

A apresentação seguinte coube a Henk Viëtor, que abordou a temática da transformação do conhecimento científico em novos produtos, apresentando como case studies as empresas holandesas Drug Discovery Factory e Skyline Diagnostics, duas das várias empresas que fundou e que dirige.

 

foto4

 

 

Seguiu-se a apresentação "Oportunidades no 7.º Programa-Quadro e no Horizonte 2020 para o setor da Saúde", realizada por Joana Camilo, do GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT.

 

foto5

 

 

 

De seguida, Joaquim Cunha apresentou as iniciativas que o HCP tem vindo a promover para o incremento da participação portuguesa no 7.º Programa-Quadro e no Horizonte 2020, com especial atenção a ser dada ao Projeto HCP-SEI – Saúde, Empreendedorismo e Inovação.

 

 

foto6

 

 

 

O último ponto dos trabalhos foi preenchido com a apresentação dos diversos "subprojetos"  de I&D que integram o Projeto Do IT, com intervenções de Miguel Castelo Branco, da Universidade de Coimbra, Miguel Castanho, do Instituto de Medicina Molecular, João Cerqueira, da Universidade do Minho e José Carlos Machado, do IPATIMUP.