Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

projecto

Entrada » projecto » objetivos

Objetivos

 

O Do IT pretende contribuir para o objetivo de tornar Portugal num player competitivo na investigação de translação e, de uma forma mais lata, no domínio alargado da Saúde.

No âmbito do Do IT está a ser desenvolvido um conjunto de parcerias sólidas e funcionais, que envolve, numa primeira linha, 21 parceiros dos setores Indústria, Ciência e Saúde, num investimento global de 9 milhões de euros.

Pretende-se criar e/ou consolidar “ecossistemas” com um forte conteúdo tecnológico e de inovação – integrando empresas, grupos de investigação e hospitais – que visam dar resposta a duas grandes linhas de objetivos:

▪ o desenvolvimento de estratégias e modelos organizacionais de investigação de translação aplicáveis nas entidades que integram a cadeia de valor nacional da Saúde;

▪ o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e competitivos para o mercado global da Saúde, em áreas como o cancro, as doenças neurodegenerativas e a diabetes.

 

A investigação de translação visa acelerar a transformação de descobertas científicas – oriundas do laboratório, do contexto clínico ou populacional – em produtos ou processos destinados ao diagnóstico, prognóstico, tratamento ou prevenção de doenças, lesões ou deficiências. As descobertas científicas são assim transformadas em aplicações práticas. Daqui resultam benefícios para a saúde humana e, simultaneamente, criação de valor acrescentado para a economia, com a diminuição dos custos de “não-saúde” e a criação de oportunidades de negócio.